quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Experiência com a mídia na educação


Neste bimestre, pedi para os alunos da primeira série do ensino médio, pesquisarem na web informações sobre uma religião diferente da que eles professam. Depois, os alunos, responderiam a essas questões: 1º  Sobre qual religião pesquisou? 2º O que você aprendeu com essa pesquisa sobre a religião? 3º O que mais chamou a atenção na religião pesquisada? 4º Cole uma imagens ou símbolos que você considera representativos da religião pesquisada. 5º Depois da pesquisa, houve alguma mudança na sua concepção sobre a maneira como devemos nos relacionar com pessoas de religiões diferentes da nossa?
                                                                               Para minha surpresa, a maioria deles, pesquisaram religiões que eram desconhecidas até para mim. Isso graças ao mundo da internet. As figuras foram baixadas da própria Web. Eles assistiram vídeos no You tube. Esses textos, imagens e vídeos criaram sentido para esses alunos, afirmando vividamente os dizeres de OROFINO, que disse: De forma bastante sucinta é possível afirmar que a linguagem híbrida, tanto da TV, do vídeo, do filme, como do computador, se caracteriza como um complexo processo semiológico que (...) utiliza signos em três diferentes códigos de significação:
A)     o código verbal/texto (uso da palavra na forma oral ou escrita)
B)     o código icônico/imagem (imagem parada ou em movimento, bem como todas as dimensões de composição)
C)      o código sonoro/som (músicas, ruídos ou onomatopeias, que indicam, apontam ou sugerem alguma informação).
Referencias:
OROFINO, Maria Isabel. Mídias e mediação escolar: pedagogia dos meios, participação e visibilidade. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2005, p. 84.



CADERNO DO ALUNO. FILOSOFIA. 1ª Série do ensino médio vol. 2. p. 18 - 20. Governo do Estado de São Paulo. 

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