sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Aulas 1° ano Ensino Médio de Filosofia


............................................................................................................................................................. 

17º TEMA: INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DA ARTE EM NIETZSCHE -- 1º ano. VOL. 1.                                                                                                                                                                   

1) Para Nietzsche quais são as duas forças presentes na vida e na arte? Explique cada uma.                 
2) As duas forças estão sempre unidas? Por quê.                                                                                         3) Explique essa frase: “A Arte pela Arte é apenas um verme que morde o próprio rabo”.                     
4) A raça humana começou a decair quando quiseram dominar a vida somente pela razão apolínea? Por quê?    
5) Registre no cad. do aluno algumas características  apolíneas e dionisíaca  p. 68  - 
6) Recorte uma imagem e cole na p. 70 . Escreva as características.

BREVE EXPLICAÇÃO:   PARA O FILÓSOFO NIETZSCHE (1844-1900), os gregos perceberam duas forças diferentes na arte e na vida:
 A APOLÍNEA (impulso do visual, artes plásticas - O artista plástico lida com papel, tinta, gesso, argila, madeira e metais, programas de computador e outras ferramentas tecnológicas para produzir suas peças) e 

A DIONISÍACA (impulso corporal, música e danças). Da mesma maneira que uma criança chega ao mundo, necessita antes, dos dois sexos. A arte, também, necessita de duas forças: apolínea e dionisíaca. Estas duas forças nem sempre estão unidas e podem lutar uma com a outra, porque são muito diferentes, representam a própria luta da vida humana, que se apresenta em sonho, paixão, transformações, festa, prazeres do corpo e do espírito, situações sombrias, ordem, disputas e etc.  Então, concluindo, não podemos olhar para a Arte tranquilamente como algo normal, e que não altera nada em nós, por isso  dizia Nietzsche: “A Arte pela Arte é apenas um verme que morde o próprio rabo”.  A Arte para Nietzsche (1844-1900) é aquela força que possibilita e estimula a vida. Somente a Arte pode capacitar os homens a enfrentar todos os problemas; resistir a eles para continuar a viver; ela é um consolo para o sofrimento da existência.                 A raça humana começou a decair quando quiseram dominar a vida somente pela razão apolínea. O mundo tem que ser artístico e não totalmente racional. O ser humano sente a necessidade de imitar a natureza e fazer parte dela. A arte é a união de duas forças que mencionamos acima: Dionisíaca e Apolínea. 

ALGUMAS CARACTERISTICAS DIONISÍACA e APOLÍNEA.                                                                                                                                  

DIONISÍACO: Associado a música; a dança; ao instinto; a paixão; ao sentimentos selvagens; a loucura; a embriaguês como o esvaziamento do próprio eu; ao pessimismo;  ao caos; com a mistura do homem com a natureza.                                                                                                                                                                                                                                 1. Embriaguez (do vinho e dos prazeres – a loucura).    
2. Da dança (sentir a natureza do corpo)                                                                                                                                                                    3. Selvagem (viver com a força das paixões).       
4. Da mutação (não é  sempre o mesmo, o devir)                                                                                                                                            5. Violência (como na natureza)                                                                                                                                                                                      6. Do coletivo (esquecer-se de si em meio a algo maior, como na alegria da festa, ou da natureza)                                                                                                                                                             

APOLÍNEO: Esta associado a racionalidade; a inteligência; a perfeição ( que dá contorno e a forma para as coisas); a aparência do Belo; projeção de mundos aquém deste mundo; a continuidade da construção e do otimismo.                                                                                                                                                              1. Sonho (homem adormece)                 
2. Aparência (o homem copia as formas)                                                                                                                                                                                         3. Filosofia (na razão que faz pensar)    
4. Luz (nada pode ser oculto)                                                                                                                                                                                               5. Ordem (tudo deve ser harmônico)     
6. Do individual (entende-se como único).   
............................................................................................................................................................. 

16º TEMA: INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DA CULTURA: A ESTÉTICA -- 1º ano. VOL. 1.                                                                                                                                                                   

1) O que é o belo?
2) Explique essa frase: “gosto não se discute”.                                                        
3) Explique, resumidamente, o  que é Estética como área da Filosofia?                                                                                                                                                                        4) O que é fetichismo da mercadoria? Cite outro exemplo.                                                                                    5) Por que devemos tomar cuidado com a relação do belo com o que é bom? Cite um exemplo.

BREVE EXPLICAÇÃO:    Você já se perguntou por que a arte e o belo sensibilizam, seduzem, atraem tanto as pessoas? A Estética é o campo da Filosofia que vai refletir sobre essa atração que a beleza e a arte nos provocam. Assim, ela vai compreender o mundo através dos nossos sentidos. Estética, etimologicamente, vem do grego aisthetiké, que significa “perceptível pelos sentidos”. Assim, dizemos que “algo é estético” quando causa uma sensação aprazível, de beleza. De modo semelhante, chamamos “centro de estética” a um lugar onde se cuida da boa aparência ou beleza corporal. A Estética está intimamente ligada à realidade e às pretensões humanas de dominar, moldar, representar, reproduzir, completar, alterar, apropriar-se do mundo como realidade humanizada.  Seu principal objeto de investigação é o fenômeno artístico que se traduz na obra de arte.                                                                                                                               
O Homem constrói as coisas e a cultura, e como um eco, as coisas e a cultura moldam e constrói os seres humanos. Por exemplo, uma calça na loja esta determinando o corpo que a garota tem que ter para vesti-la. É a garota que precisa emagrecer para usar a calça. Não é mais a calça que tem que ser modificada. Este fenômeno se chama: Fetichismo da mercadoria, vinculada ao padrão cultural de beleza.      

 O ser humano é capaz de julgar moralmente e esteticamente se determinada coisa é boa, ruim, agradável, bonita, feia e etc;. Mas o nosso julgamento é correto e justo? Como podemos dizer se um acontecimento, algum objeto, alguma pessoa ou algum outro ser é belo? Para começar precisamos saber o que é a Beleza. A maioria das pessoas concordaria que belo é algo que nos agrada, que nos satisfaz os sentidos, que nos proporciona prazer sensível e espiritual. No entanto, essas mesmas pessoas não chegariam a um consenso quanto à beleza de determinado objeto. Muitos até afirmam que “gosto não se discute”, por acreditar que a beleza é subjetiva e cultural. Por isso, devemos tomar cuidado com essa relação que fazemos entre o belo e o bom para que não surja os preconceitos, racismos, homofobia, e etc. Ex:  Belo = bom = bem = felicidade = branco. / Feio = Ruim = Mal = Tristeza = Preto. Será que tudo que é belo é bom? Faz bem? Traz felicidade?Esta vinculada a cor branca e a pele branca?
............................................................................................................................................................. 

15º TEMA: INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DA CULTURA:  A CULTURA - Prof. Nédi Silva – Filosofia - 1º ano. VOL. 1
 1) Segundo o texto, Quem nos governa: A natureza ou nossos pensamentos? O corpo ou as ideias? Por quê?                                                                                        2) Qual a definição de cultura?                                                                                                                                                                                  3) Atualmente, quem é a pessoa culta?                                                                                                                                                                           4) Qual o bem e mal que a cultura nos faz?                                                                                                                                                                      5) Explique essa frase: Nós somos livres pela cultura (a arte), porém somos influenciados pela natureza, pois a cultura não se dá sem a natureza.                                                                                                                                                                                                                        6) Como posso modificar uma cultura que não quero? Cite exemplo.                                                                                                                         7) O papel do Estado Laico é garantir o quê?                                                                                                                                                                  8) Reescreva esta frase completamente:O Estado deve fazer com que a ? seja um ? para ?. Nisso, as pessoas se tornarão mais ?”.                                                       9) Para o filósofo Rousseau o que vai definir e beneficiar uma pessoa?                                                                                                                            10 ) Explique esta frase: “Quanto menos culto você for, mais sujeito aos padrões culturais você será”.                                                                                                                                                       11 ) Você se considera culto? Por quê?                                                                                                                                                                                12) O que é e como nasce um paradigma?                                                                                                                                                        13)Escreva, explique e cite exemplo da frase do físico Albert Einstein.                                                                                                                14)Pense na cultura como uma somatória de Paradigmas. Depois, escreva, explique e cite exemplo da frase do filósofo francês Adam Smith.                                                                                                                                                                                                                       15) Quando um grupo se acha superior a outro, no sentido cultural, chamamos isso de?                                                                                         16) Como reduzir as hostilidades entre as culturas?                                                                                                                                                                          17) O que é Antropologia e qual a sua importância?                                                                                                                
18) ATIVIDADE VOL. l -  PÁGINAS 64-65                                                                                                       
BREVE EXPLICAÇÃO:  A CULTURA é Tradicionalmente  a ação do homem sobre a natureza por meio do trabalho. A palavra cultura é derivada do ato de cultivar uma lavoura. E a outra, atualmente como um acumulo de conhecimentos que passam de geração a geração.  Hoje o indivíduo culto não é mais o lavrador, e sim o estudioso, o intelectual.  Se formos governados pelo corpo (natureza biológica) não seremos livres. A natureza submete o homem a uma simples vida presa ao ser animal, impondo à fome, a sede, as dores, as doenças, o cansaço, o impulso sexual, o frio, o calor e etc. A liberdade se dá pela cultura: quando imaginamos, sonhamos, planejamos, escrevemos, trabalhamos, divertimos e etc. Assim enfrentamos as dificuldades causadas pela a natureza, ou seja, modificando-a para melhorar nossa vida. Nós somos livres pela cultura (a arte), porém somos influenciados pela natureza, pois a cultura não se dá sem a natureza. Por exemplo, como se dá a pintura sem a paisagem? Uma música sem a paixão? Um marceneiro sem madeira? Um escultor sem pedra ou metal? Nesse sentido a cultura e a natureza se tornam uma só coisa. O fazer e o natural estão, portanto, indissociavelmente ligados.
 A cultura pode nos fazer mal quando se aceita naturalmente a construção cultural que te formaram.  Somos uma espécie de planta que precisa ser cultivada por nós mesmos. Uma pessoa culta é aquela que inventou um ser para si. Por exemplo, Ninguém nasce roqueiro. Ou a cultura influenciou o indivíduo, ou ele criou uma forma pessoal de ser um roqueiro.  Outro exemplo, quem nasce numa comunidade em que a cultura influencia ao uso de drogas, roubo e tráfico; pode levar o indivíduo a ser mais um nessa comunidade. Porém, se ele quiser, ele busca outro tipo de cultura para se auto inventar e não usar drogas, nem roubar e nem traficar. Com certeza, precisamos da ajuda ou do exemplo de outros, se assim, quiser se tornar o que queremos. Por exemplo, se alguém quer ser ator, necessitará de apoio para isso, desde o financeiro até o incentivo para o exercício da arte de representar. Por isso, o Estado tem que ser Laico e democrático, pois seu papel é garantir a produção e a preservação da cultura que valorize e respeita o ser humano e a natureza. O Estado tem que criar leis para ajudar as pessoas a se formar como cidadãos oferecendo inventivos e direitos artísticos, culturais, educacionais e políticos. O Estado deve fazer com que a Cultura seja um instrumento para civilizar. Nisso, as pessoas se tornarão mais sociáveis.  Para o filósofo Rousseau, a importância da educação é o que vai distinguir e beneficiar as pessoas. Quanto menos culto você for, mais sujeito aos padrões culturais você será. Pois, você estará sem a reflexão para saber fazer a diferença entre as coisas que são realmente boas e ruins para você e para os outros. Assim, tomará a sua tradição cultural como verdade única e suficiente.
 “A cultura de uma sociedade esta estruturada em paradigmas. Paradigma é a forma de perceber e explicar como é o mundo a sua volta. Como nasce um Paradigma? Um paradigma nasce da construção cultural e da aceitação unanime de um pensamento ou de uma prática que vai sendo transmitido e conservado pelas gerações futuras. Quanto mais tempo durar um paradigma, mais difícil ficara para mudá-lo, por que ele se transformará em um modelo padrão, ou seja, numa conduta ou preconceito “normal” que rejeitará qualquer outro que o conteste. Por isso, que ALBERT EINSTEIN físico alemão (1879-1955) disse: "Triste época. É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito".Muitas pessoas não identificam a presença de um paradigma, mas ele esta sempre influenciando os pensamentos, comportamentos e até mesmo os sentimentos/emoções. O filósofo francês ADAM SMITH (1723-1790) compara o paradigma com a água, e diz: “O peixe só sabe que esta dentro d’água, quando alguém retirar ele de lá”. Resumindo, o paradigma está para mim da mesma forma como a água está para o peixe. Eu só vou saber da existência de um paradigma influenciando toda minha vida, quando alguém me convencer da existência dele, ou quando eu aprender a identificá-lo através da observação crítica, somente assim, posso refletir sobre os meus próprios pensamentos, preconceitos e ações”.
 Cabe então perguntar: Qual é a melhor cultura? É possível haver uma cultura melhor do que as outras? Atualmente, é comum ouvir que algumas culturas são tecnologicamente mais desenvolvidas e  melhores do que aquelas industrializadas e rurais. Mas, o que é mais importante, ter tecnologia ou ter igualdade de fato? Quando um grupo se acha superior a outro, no sentido cultural, chamamos isso de ETNOCENTRISMO. A violência caminha junto com o julgamento etnocêntrico. Por exemplo, os europeus escravizaram os povos africanos e americanos, impuseram sobre eles a sua cultura, em especial a religião europeia. O passo mais importante para reduzir as tensões (hostilidades) entre culturas é a ideia do RELATIVISMO CULTURAL, que todos os valores são criados pelo processo cultural das sociedades. Por isso, todas as ideias que temos de certo e errado, bom e ruim, o mal e o bem, decorre de nossa cultura que nos formou. Cada um vê o outro de uma forma, mas também, somos vistos e considerados com base em nossa própria cultura.                                 A ANTROPOLOGIA é a principal área de conhecimento que estuda outras culturas, e com ela, aprendemos a importância de pensar o outro como diferente de nós, como alguém que tem muito a nos ensinar e muito a aprender conosco. 
............................................................................................................................................................. 

14º TEMA: INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DA CULTURA: MITO E SIGNOS-- 1º ano. VOL. 1.                                                                                                                                                                   

1) O que é Mito? 
2) Por que os humanos criam mitos? Cite um exemplo seu.                                              
3) Quais os TRÊS tipos de mitos que  existem?
4) Por que para Aranha não se deve negar o mito?
5) Onde o mito se encontra atualmente? Cite um exemplo daquele que você mais gosta.                               6) Do que depende o conhecimento humano?  Por quê. 
7) Com o que se constrói os mitos?                              
8) Reescreva esta frase completamente: “ O ser humano é um ser ?, que se vale dos ?  para entender .?”    
9) Cite três exemplos de símbolos, ou signos, que não estão no texto.                                
10) Explique a frase do prof. Nédi. Você concorda com ele? Por quê?      

11) ATIVIDADES NO CAD. ALUNO PÁGINAS 60-63    
                                    
BREVE EXPLICAÇÃO:   Explicação simbólica da origem e das causas de tudo aquilo que não é compreendido. O mito serve como ferramenta moral para que haja obediência das normas sociais, religiosas e etc. Ex: Se disser para uma criança não ir brincar na rua.   É bem provável que ela vai brincar na rua. Se contar o mito do homem do saco preto, por medo simbólico, ela não vai brincar na rua.  Existe o mito como origem e explicação do mundo e dos deuses. O mito de um ato heroico e o mito no sentido negativo. 

PARA ARANHA, TEMAS DE FILOSOFIA PÁGINAS 64-65: Negar o mito é negar uma das formas fundamentais da existência humana. O mito é a primeira forma de dar significado ao mundo: fundada no desejo de segurança, a imaginação cria histórias que nos tranquilizam, que são exemplares e nos guiam no dia a dia. Os super-heróis dos desenhos animados, dos quadrinhos e dos filmes, cantores, políticos, atores de filmes e novelas, os justiceiros e outros passam a encarnar o Bem e a Justiça e assumem a nossa proteção imaginária, exatamente porque o mundo moderno, com inflação, sequestros, violência e instabilidade no emprego, especialmente nos grandes centros urbanos, revela-se cada vez mais um lugar extremamente inseguro.                                                                                                                       

 PARA O FILÓSOFO ALEMÃO DE ORIGEM JUDAICA ERNEST CASSIRER (1874-1945) todo conhecimento humano depende de algum tipo de símbolo. Assim se constrói os mitos.  O ser humano é um ser simbólico, que se vale dos símbolos para entender tudo ao seu redor.  O homem toca o mundo pelos signos, ele os inventa e deles tira o sentido das coisas.  Os símbolos, ou signos, podem ser uma linguagem, um cheiro, uma palavra, um som, uma imagem, um sinal, um gesto, uma dança, um sabor, etc. Os símbolos representam a ideia e o significado da vida e do mundo para os homens. Ex: * Gesto  no formato do coração. Significa que eu te amo, você esta no meu coração. * Quando uma criança pega algum objeto que estava no chão e coloca na boca, dizemos “caca” – representa sujeira.         

 FRASE DO PROF. NÉDI: “Quem disse que todo mundo topa qualquer coisa por dinheiro? Todo mundo topa qualquer coisa... paga qualquer preço... sacrifica até a própria vida... PARA DEFENDER UMA HISTÓRIA CONVINCENTE. Esse é o poder do Mito (linguagem simbólica)”
.............................................................................................................................................................

13º TEMA: INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DA RELIGIÃO: DEUS, RAZÃO E EMOÇÃO                                                             Prof. Nédi Silva – Filosofia - 1º ano. VOL. 1
 1) Qual é a diferença entre argumentos com base na objetividade e na subjetividade? Cite um exemplo de cada.                                                                                         2)Desenhe dois planetas e resumidamente, explique o argumento racional de Platão.                                                                                                                                    3) Desenhe um motor de carro e resumidamente, explique o argumento racional de Aristóteles.                                                                                                               4) Desenhe uma lâmpada e resumidamente, explique o argumento racional de Plotino.                                                                                                                                           5) Desenhe uma família (mãe, pai e dois filhos) e resumidamente, explique o argumento racional de Thomas de Aquino.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              6) Por que para Kant não podemos provar racionalmente a existência de Deus?                                                                                                                                  7) Por que para Kant na razão prática, ou seja, no dever, na ação prática e moral, na busca pela perfeição ligada a realidade social, cultural, econômica e política, é possível provar a existência de Deus?                                                          
8) TEXTO E ATIVIDADES NO CAD. DO ALUNO P.P. 54-59.

TEXTO COMPLEMENTAR: Um bom cidadão precisa saber a diferença de uma fala que apela para sentimentos e de uma fala estabelecida pela razão. Dessa maneira, você é convidado a pensar objetivamente os dados da cultura. A oposição clássica entre pensar e sentir deve orientar a introdução à Filosofia da religião. Quando discutimos temas como: as diversas religiosidades, a existência de Deus, fé, entre outros, ora utilizamos argumentos objetivos, ora subjetivos. Assim, qual é a diferença entre argumentos subjetivos e argumentos objetivos?                                                               
DO ARGUMENTO SUBJETIVO – é algo emocional, nem sempre demonstrável racionalmente e esta fundamentado na experiência pessoal do indivíduo. A pessoa é guiada: a) pelo que ela sente              (Ex: Quando a pessoa, num momento de fortes emoções se suicida).                    b) segundo as suas crenças. Ter fé é um ato subjetivo, afinal ninguém acredita do mesmo modo. Por isso, existem mais de 10 mil religiões no mundo. O Ateísmo não se configura como religião, pois é a ausência de crença na divindade. Ora o ateísta argumenta-se objetivamente, ora subjetivamente para negar a divindade. Obs: O maior erro é pensar que somente pessoas que acreditam em Deus, são boas e não cometem maldades. Pois, na história muitas pessoas mataram e morreram em nome de Deus. Agir corretamente não esta ligado a crenças, mas a caráter moral, ou seja, a postura e ao desejo de fazer o bem as pessoas, de ser honesto e etc. A religião pode ajudar no papel social, sem garantia que todos os fiéis serão bons cidadãos. Veja exemplos subjetivos para provar ou negar deus:  * Deus existe porque eu posso sentir no fundo do meu coração. * Ele existe porque Ele ensinou o amor, e o amor é a coisa mais importante do mundo. * Eu sinto no fundo do meu coração a ausência de deus. No fundo de cada coração habita um deus diferente, qual deles é o verdadeiro?                                                                                                          DO ARGUMENTO OBJETIVO ou  RACIONAL–  é aquele que seria partilhável, porque esta fundamentado na demonstração racional. Veja exemplos racionais para provar ou negar deus:                                                  * Deus existe porque os seres não podem ter vindo do nada. * O fato de todos os povos terem uma religião. Mesmo sendo diferentes, elas intuem a presença de um Ser maior. * Uma mentira repetida mil vezes não vira verdade, assim como um erro muito popular não se torna um acerto. Várias religiões não demonstra a existência em Deus. Além disso, é falso que todas as civilizações têm religião (a tribo dos Pirahãs, por exemplo, aqui mesmo no Brasil, não tem crença em nenhuma divindade).                                                                                                                    
 PLATÃO 348/347 A.C.: Para ele, o deus Demiurgo, observou o mundo eterno e perfeito e copiou tudo para este mundo da matéria imperfeita e organizou racionalmente todo o universo para que pudéssemos compreendê-lo.     
ARISTÓTELES, DISCÍPULO DE PLATÃO: Observou que todas as coisas em movimento precisam de outras coisas para movimentar. As pessoas, os ventos, os mares, as nuvens, as árvores, cada ser passa do ato (O QUE É) para a potência (O QUE VAI SER), isso é movimento. E quem deu o primeiro empurrão é o Primeiro motor, que em grego significa Deus, um ato puro que não precisou ser movimentado.  Deus é a causa não causada.
 PLOTINO, 205 A 270 D.C.: Deus, o Uno, é semelhante a uma Luz que ilumina tudo que existe. Assim, como os objetos precisam da luz para serem vistos, sem o Uno, tudo deixa de existir. Para ele o que esta mais longe de Deus é o mundo material, e o que esta mais perto Dele é a inteligência e a alma.                                                                                                 
THOMAS DE AQUINO, 1225 A 1274 D. C.: todos os seres do mundo precisam de outro para existir. Ex: Uma criança precisa de um pai e de uma mãe. Deve haver, portanto, um ser que dê a existência ao mundo e ao mesmo tempo não precise de nada para existir, esse ser necessário é Deus.                                                                                              
PARA O FILÓSOFO ALEMÃO KANT (1724-1804), As provas da existência de Deus, argumentadas pelos filósofos acima, são demonstradas de várias formas, como: Do ponto de vista ontológico (sobre o ser real de Deus), cosmológico (sobre existência necessária e real de Deus) e físico- -teológico (sobre o universo como resultante de um plano de um ser criador). Mas para Kant, estas três provas para a existência de Deus não podem ser demonstradas pela razão humana. A existência de Deus não pode ser provada nem demonstrada pela razão humana, porque temos a ideia de Deus, e não as evidências sensíveis sobre seu ser, sua realidade e seu planejamento do mundo. A razão humana não dispõe de  categorias capazes de demonstrar a ideia que corresponde a um ser absolutamente diferente de todos os seres e criador de todos eles.   O entendimento humano é limitado em diversos aspectos, o que reduz as possibilidades do nosso conhecimento. Qualquer coisa ou ser real, fora da nossa capacidade racional de conhecer, não poderá ser provado a sua existência. Não podemos contentar, somente com a Lógica, jogos de palavras – não basta parecer que se prova racionalmente (Razão Pura), é preciso provar de verdade, repetir a experiência inicial várias vezes sem alterações. Uma suposição não é uma prova. O que é certo na Lógica nem sempre é certo na realidade. Se pensarmos que o mundo tem uma ordem, podemos supor que alguém ordenou todas as coisas. Por exemplo, se olhamos uma casa benfeita, diríamos que ali trabalhou alguém. Mas não sabemos quem foi esse alguém. Pode ser um arquiteto, um pedreiro, uma mulher, um homem, vários homens... Ou seja, sabemos que existe o mundo e que existe até mesmo certa ordem, mas quem é o responsável por isso, não podemos provar. Porém, na Razão Prática, ou seja, na ação do homem no mundo, na experiência envolvida com a vontade.                O homem se torna um ser único de consciência moral capaz de ligar seus objetivos ideais com a realidade social, cultural, econômica e política, buscando os graus de perfeição do mundo, ou seja, fazer aquilo que é o bom e respeitoso para todos. Nesse dever de procurar o bem máximo encontramos a certeza da existência de Deus.  O dever de fazer o bem é real e bom. Ser e dever ser encontram sua síntese: Deus. Deus é o sumo bem. Deus existe porque é nosso dever procurar o bem.
.............................................................................................................................................................

12º Tema: CRENÇA, TOLERÂNCIA E ALTERIDADE.                                                                                       Prof. Nédi Silva – Filosofia - 1º ano. Vol. 1.                                                                                                                       

1) Todas as crianças nascem com uma religião ou nascem ateus?                                                                   
2) Qual a sua religião? Como você chegou a ela? Você tem vergonha dela? Por quê?                                              
3)  Você concorda ou discorda do filósofo Xenófanes . Por quê?                                                                  
 4)  Você concorda ou discorda do Biólogo Richard Dawkins . Por quê?                                                               
 5) Existem mais de 10 mil religiões no mundo, qual delas é a verdadeira? Por quê?                                                       
6) Os mulçumanos e os Católicos são os que mais crescem em adeptos. Em 2000 eram 1,1 bilhões de católicos e 1,2 bilhões de muçulmanos. Para 2025 teremos 1,3 bilhões de católicos e 1,8 bilhões de muçulmanos.  Por que será? A aceitação da maioria confirma a verdade de algo ou de alguém? Por quê?                                                                                                                                                                                                                  7) O que é Estado Laico? O Brasil seria melhor sem ele? Por quê?                                                                      
8) Você defenderia um Estado Laico, mesmo se sua religião fosse a privilegiada no país? Por quê?                                                                                                                                                                                                                                                                                                                9) O que é intolerância religiosa? Você já desrespeitou ou presenciou uma intolerância religiosa na escola ou em outro lugar? Cite um Exemplo.                                                                                                                                                               
10) Os símbolos religiosos deveriam estar em lugares públicos? Eles ferem o Estado Laico?   Por quê?       

                                                                                                                                                                                                                      TEXTO COMPLEMENTAR: A parábola das três verdades: um pregador reuniu milhares de chineses para pregar-lhes a verdade. Ao final do sermão, em vez de aplausos houve um grande silêncio. Até que uma voz se levantou ao fundo: “O que o senhor disse não é a verdade”. O pregador indignou-se: “Como não é a verdade? Anunciei o que me foi revelado pelos céus!” A pessoa retrucou: “Existem três verdades. A do senhor, a minha e a verdade verdadeira. Nós dois, juntos, devemos buscar a verdade verdadeira, que não esta presa, somente, em nossa opinião”.  Moral da história: Todos os  intolerantes se julgam donos da verdade e todos são inseguros.  Ex: Bin Laden e o Bush.   
                                                 
XENÓFANES DE COLOFÃO -(SÉCULO IV A. C) “os homens atribuem aos deuses características humanas semelhantes a eles mesmos, que mudam de acordo cada  povo. Se os animais tivessem mãos para realizarem obras, colocariam nos deuses suas características”                                     

PARA RICHARD DAWKINS biólogo evolutivo e escritor britânico (1941) : “As pessoas defendem apaixonadamente a religião que receberam de seus pais. Defenderiam com igual paixão qualquer outra fé, possivelmente oposta, se tivessem nascido em outra família”.     
   
 O ESTADO É LAICO, quer dizer, não permitem a interferência direta da religião na política, mas deve incentivar o valor religioso por meio de leis e decretos de acordo com leis naturais e não religiosas.   Já os países não laicos são chamados teocráticos, nessas nações a religião possui uma função ativa na política, na constituição e em todas as esferas da vida social, como ocorre no Vaticano e no Irã, por exemplo .    
.............................................................................................................................................................

11º TEMA: INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DA CIÊNCIA: FALSIFICACIONISMO                                                            Prof. Nédi Silva – Filosofia - 1º ano. VOL. 1

1) A Ciência só produz verdades? Explique segundo o seu parecer.                                                                                                         2)O que é falsificacionismo? Cite exemplo e dois nomes importantes mencionados no texto complementar.                                                                                                                                   3)Por que quanto mais for falseada uma teoria, melhor será a teoria?                                                                                                           4)Por que a teoria “o ladrão rouba”, não pode ser falseada?                                                                                                                                 5)Quais as Três características de uma boa teoria?                                                                                                                                  6)Escreva e complete a frase: “Para os falsificacionistas, a Ciência só progride no momento que tenta .......”                                                                  7)Por que para Kuhn a  Ciência, assim como toda atividade humana, é influenciada?                                                                                                               8)Para Kuhn o que é um velho e um novo paradigma para a Ciência?                                                                                                     9)Para Kuhn a racionalidade científica não é somente guiada pela curiosidade e verdade. Por quê?                                                                           10) Cite as Cinco ordens do desenvolvimento da Ciência, proposta por Thomas Kuhn. Explique-as com suas palavras.                                                                                                                               11) Atividade no Cad. do Aluno - Vol. l Páginas 50-53.                                                                                                                       12)TAREFA EXTRACLASSE:  GLOSSÁRIO da Página 54 Vol. 1.
TEXTO COMPLEMENTAR: PARA OS FALSIFICACIONISTAS AS TEORIAS CIENTÍFICAS SÃO APENAS PROVISÓRIAS, ATÉ QUE SEJAM FALSEADAS. Ao ser falseadas, outras teorias deverão assumir seu lugar, o valor de um conhecimento científico não vem da observação de experiências, ou experimentos, mas da possibilidade de a teoria ser falseada. Quanto mais uma teoria for falseada melhor será a Teoria. No momento em que uma teoria é falseada, o cientista tentará melhorá-la ou abandoná-la. Ela tem que resistir a pressão da falsificabilidade para ser considerada como uma teoria que diz algo bem objetivo sobre o mundo. Teorias que não podem ser falseadas não são boas teorias. Por exemplo, se alguém disser que “o ladrão rouba”, não estará dizendo muita coisa sobre a realidade. Esta afirmação não pode ser falseada, pois não existe ladrão que não rouba. Toda teoria para ser boa, tem que ser:                                                                                      1º Clara, precisa e específica, não pode deixar margem para várias interpretações.                                                                                              2º Deve permitir a falsificabilidade, a contradição, o questionamento.                                                                                                   3º Deve progredir em busca de conhecimento mais aprofundado sobra a realidade. Nunca estagnar.
 PARA KARL POPPER (1902-1994), um dos mais importantes falsificacionistas, disse:  “Toda teoria científica foram ou serão falseadas em algum momento”. Para os falsificacionistas, a Ciência só progride no momento que tenta superar as suas próprias teorias.  A Física progrediu superando suas teorias. Por exemplo, Aristóteles foi um grande físico que explicava, em suas teorias físicas, por que os objetos caíam (para encontrar seu lugar natural – teoria da Posição Natural). Hoje sabemos que tudo cai porque existe uma lei, chamada de Gravidade que é bem melhor que a Teoria de Aristóteles. Com base na Teoria da Gravidade , é possível prever um acontecimento, além disso ela é logicamente válida. Para Isaac Newton (1642-1727 Inglês) toda matéria tem uma força gravitacional, para explicar a força da gravidade e refutar a teoria de Aristóteles. Ex: a massa de uma esfera é atraída pela massa do planeta.  Mas, para Einstein (1879-1955 ) na Teoria da Relatividade contradiz Newton: A força da gravidade se dá por causa de uma curvatura no espaço tempo que desloca um objeto em direção a outro.  No entanto, a física de Newton não o fenômeno da órbita do planeta Mercúrio. Mas, a teoria de Einstein, era capaz de explicar todos os fenômenos que Newton não explicava. Conclusão: A teoria de Einstein é melhor do que a teoria de Aristóteles e de Newton; no entanto, apesar de ser a melhor disponível, poderá ser superada um dia.
 PARA TOMAS KUHN (1902-1994), O conceito mais importante  é o de paradigma (modelo cientifico) atual que é aceito, após encaixar e resolver as anomalias que fez excluir o paradigma velho.                                         Para ele, existe uma ordem do desenvolvimento da Ciência que são:                                                                     1º A PRÉ-CIÊNCIA: Tenta explicar os fenômenos de forma imatura, quase irracional. Muito mais subjetivo que objetivo.                                                                                                      2º A CIÊNCIA NORMAL: A Ciência normal é determinada forma histórica de fazer Ciência. Esta forma de fazer ou pensar a Ciência é o paradigma.Os cientistas trabalham dentro de um paradigma, ou seja, uma visão que pode limitar outras descobertas. Tudo que não favorece o paradigma aceito é rejeitado.                                                                                     3º A CRISE: quando outras teorias ou experimentos começam a abalar o paradigma predominante, por não conseguir resolver as chamadas anomalias que dividem as comunidades científicas. Quando estas (anomalias) ultrapassam o controle, instala-se uma crise que só será resolvida pela emergência de um novo paradigma.                                                                                                                 4º A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA: muda-se a forma de olhar o real, criam-se novos paradigmas até que é instaurado um paradigma que consiga encaixar e resolver as questões pendentes.                                                                                           5º A NOVA CIÊNCIA NORMAL:  A maioria dos cientistas voltam a orientar suas pesquisas com base no novo paradigma (modelo aceito). Até que surjam outras anomalias que forçaram novos paradigmas.                                                                                                              Ele, também percebeu que a Ciência, como toda atividade racional humana, é influenciada por problemas humanos, como os emocionais, políticos, linguísticos, sociais e religiosos. Por isso, a Ciência exclui todo tipo de explicação que não encaixa no modelo vigente, paradigma da Ciência normal, que esta vigorando, que fundamenta o paradigma científico aceito por todos os cientistas da mesma época. Mas, por motivos nem sempre racionais, após uma crise científica,que se dá quando a Ciência normal não consegue responder a alguns problemas, como a órbita de Mercúrio da física newtoniana, os cientistas mudam para um novo paradigma, e ele muda completamente a maneira de fazer Ciência: Criando uma Nova Ciência baseada em um novo paradigma. É preciso considerar que a racionalidade científica não é somente guiada pela curiosidade e verdade, mas por interesses de Instituições, empresas e governos que financiam as suas pesquisas científicas                                                      
EXEMPLO  para Atividade página 52 -                                                                 
* HIPÓTESE: A diretora está irritada com o computador.      FALSIFICAÇÕES POSSÍVEIS: 
1. A diretora não está irritada com nada.  2. A diretora não está irritada com o computador. 3. A diretora está fingindo estar irritada.                                                                                                                                                                      4. A diretora está irritada, não com o computador, mas com o aparelho de fax.

* HIPÓTESE DE GALILEU GALILEI: Dois objetos de pesos diferentes caem igualmente. FASIFICAÇÕES POSSÍVEIS: 1. Não cai igualmente dependendo do tipo de objeto. 2. Uma pedrinha cairá primeiro do que uma pena. 3. Depende da força da velocidade do ar exercidas sobre os objetos. 4. O ar não amortece coisas pesadas, somente coisas leves. 
.............................................................................................................................................................
  
10º TEMA: INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DA CIÊNCIA: TEORIA CIENTÍFICA. Prof. Nédi Silva – Filosofia - 1º ano. VOL. 1 –
1) Cite os três limites da observação científica.                                                                                                       
2) Antes de um físico soltar um livro, onde está a palavra “força” no ato de soltar um livro? E a  palavra “atração”? Explique.                                                                                                                                                    
3) Antes de um cientista pesquisar qualquer coisa, do que ele precisa, a priori? Por quê?                                                                                                                                                                 4)Cite e explique as duas teorias que surgem quando afirmo: “o vento empurrou o lixo para dentro da sala”                                                                                                                                                                  5) Somente os cientistas que criam teorias? E as pessoas comuns, não? Por quê?                                       
6) Por que Galileu Galilei foi contra a teoria de Aristóteles, o Geocentrismo? Qual teoria que Galilei defendeu? Explique.                                                                                                                                                     7) LEITURA DE TEXTOS E ATIVIDADES NO CAD. DO ALUNO PÁGS. 47-50

TEXTO COMPLEMENTAR TEXTO COMPLEMENTAR: Quais são os limites da observação?                                                A observação de cada indivíduo depende do lugar de onde ele esta observando, de como e com quais instrumentos se observa e da interpretação pessoal.                             
O cientista usa o vocabulário de uma teoria para expressar sua percepção.                       
 Por exemplo, para explicar a experiência de um livro que foi solto no solo, um físico poderia dizer, em sua observação, que a força gravitacional da massa do planeta Terra é que atraiu para ele, segundo sua distância, a massa do livro.                                                       
 Onde está a palavra “força” no ato de soltar um livro? E “atração”? Todas essas palavras estão na mente do cientista antes da experiência. Por isso, as experiências científicas não são totalmente neutras, elas recebem influências pessoais, ou seja, subjetivas.                                      
 Na vida cotidiana, podemos encontrar vários exemplos de percepções com vocabulário derivado de outras teorias. Por exemplo, se dissermos: “o vento empurrou o lixo para dentro da sala”, já apresentamos teorias. Inicialmente, que o lixo pode ser empurrado, e que o ato de ele entrar na sala foi em função de algo externo, uma vez que não seria capaz de entrar na sala sozinho: temos, aqui, uma teoria da inércia do lixo. Mesmo sem podermos ver, sabemos que o vento é capaz de movimentar outras coisas: temos, aqui, uma teoria da capacidade de o vento empurrar. Se, no cotidiano, temos teorias, seria absurdo imaginar que os cientistas gastariam montanhas de dinheiro para fazer pesquisas sem uma teoria prévia do que eles pretendem experimentar.  
ARISTÓTELES FORMAVA AS TEORIAS OBSERVANDO O MUNDO AO SEU REDOR. POR ISSO ELE AFIRMOU:                                                
A terra esta no centro do universo – Teoria do Geocentrismo. POR QUÊ?                                  
1º hipótese: É o Sol que se move. Ele nasce e se põe todos os dias.                                                      
2º hipótese: São as estrelas e a Lua que mudam de lugar e não a Terra.                                          
3º hipótese: Nós não sentimos a Terra se mexer e nem girar em torno do Sol. Se ela se mexesse todas as coisas fixas (casas, montanhas, edifícios) se abalariam.  
.............................................................................................................................................................                           
9º Tema: INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DA CIÊNCIA: DEDUÇÃO E INDUÇÃO.  Prof. Nédi Silva – Filosofia - 1º ano. Vol. 1 .                                                                                                               
 1) É errado generalizar? Por quê? 
2) Explique com suas palavras o que é dedução e indução? Crie três exemplos de cada. 
3) Por mais que a ciência esta baseada na indução, ainda assim, ela disponibiliza boas respostas e soluções para a humanidade. Por que a Ciência usa mais o indutivo?
4) Por que a Lógica pode concluir preconceitos e enganos?                                              
5) ATIVIDADES NO CAD. DO ALUNO Páginas 42-49.                                                                                                     
 6) Pesquisa extra sala sobre o filósofo David Hume. Escreva na Página 80.

                
Breve Explicação:  Todo ser humano se utiliza de uma indução ou de uma dedução para formar argumentos, conceitos e teorias. Eles são enunciados, pensamentos, que somados chegam numa conclusão, que tem como ponto de partida O PARTICULAR - INDUTIVO (que vem da experiência tirada dos cinco sentidos, ou seja, experimento. Parece ser puramente racional, mas não é, pois esta envolvida muito mais com os sentidos do que com o raciocínio). E o UNIVERSAL - DEDUTIVO (observação racional, além dos cinco sentidos, para criar uma compreensão ou lei para todos os seres). A Filosofia utiliza mais o dedutivo e a Ciência mais o indutivo. VEJA OS EXEMPLOS.:  

INDUÇÃO) Minha irmã é loira – Minha irmã é inteligente: Todas as loiras são inteligentes.                                                                                                                            DEDUÇÃO) Todas as loiras são inteligente – minha irmã é loira: Minha irmã é inteligente.                                                                                                                                  INDUÇÃO) A cidade de São Paulo é grande – São Paulo é poluída: Toda cidade grande é poluída.                                                                                                                                        DEDUÇÃO) Toda cidade grande é poluída – São Paulo é cidade grande: São Paulo é poluída.
Obs: Essas conclusões podem gerar equívocos, racismo, preconceitos e enganos. O que é certo na Lógica nem sempre é certo na realidade.Para  Kant  O que dá certo nas teorias nem sempre se repete no mundo real. A realidade não é devedora das nossas lógicas.Veja os exemplos, a seguir:
 DEDUÇÃO) Todo aquele que usa piercing, calça balão e fuma é malandro -  O colega do meu filho usa piercing, calça balão e fuma : O colega do meu filho é malandro.                                        
  INDUÇÃO) Carla é uma garota que só usa short curto e bota – Carla é piriguete: Toda garota que usa short curto e bota são piriguetes.                                                                                                     
DEDUÇÃO) Todos os corintianos são gays – Sócrates é  corintiano: Sócrates é gay.                       
INDUÇÃO) Sheik  é gay – Sheik é corintiano: Todos os corintianos são Gays.                                
DEDUÇÃO) Todos os que tem fé em Deus não são pobres e nem ficam doentes – Paulo tem fé em Deus: Paulo não é pobre e nem fica doente.                                                                                                                                                                                                                                             DEDUÇÃO) Deus ama e cuida de todas as suas criaturas – Lúcifer é criatura de Deus: Deus ama e cuida de Lúcifer.                                                                                                                                              INDUÇÃO) Ana tinha câncer – Ana foi curada com tratamento de quimioterapia: Todas as pessoas que tem câncer serão curadas com o tratamento de quimioterapia.                               
 INDUÇÃO) Carla estava com dor de cabeça – Carla tomou analgésico e curou a dor de cabeça: Toda dor de cabeça será curada tomando analgésico.  
.............................................................................................................................................................
 8º Tema: PRINCÍPIOS DA LÓGICA – RACIOCÍNIO LÓGICO                                           Prof. Nédi Silva – Filosofia - 1º ano.                                                                             
Contextualizar – ouvir – dialogar – refletir e responder:                                                                              
1) Imagine que você tenha que levar para o outro lado do rio dois animais e uma sacola de vegetal. Você vai ter que equilibrar em cima de uma pinguela, levando um de cada vez: um lobo, OU um coelho e OU um saco de cenouras. Quantas viagens você terá que fazer, de forma que o lobo não coma o coelho. Nem o coelho coma as cenouras?
* APÓS ASSISTIR AO VÍDEO O DILEMA DO PRISIONEIRO RESPONDA AS QUESTÕES 2-5 EM SEU CADERNO “NORMAL”.                                                                                                            

 2) Qual o crime que o Cebolão e o Pimentinha cometeu?                                                                       
3) Qual a melhor opção, das que o promotor propôs, que o pimentinha e o cebolão  devem escolher, segundo o vídeo e a Lógica, para pegarem menos tempo de cadeia?                                                       
 4) A Teoria dos Jogos surgiu em que ano? Ela foi usada na guerra fria para quê? Atualmente ela é aplicada em quais ramos de conhecimentos? A teoria dos Jogos inspirou qual filme?                                                                                                                                                            5) Henrique, pai de Carlos, é filho de meu pai. Qual é o grau de parentesco entre Carlos e meu filho? Irmãos? Primos? Sobrinhos? Netos?
 6) LEIA A BREVE EXPLICAÇÃO E FAÇA AS Atividades  no Cad. do Aluno págs. 39-41  e Desafio de concursos - Páginas 45-46..................................................................................                                                                                                                                                

Breve Explicação:  Aristóteles desenvolveu três princípios da Razão - LÓGICA, SIGLA: (I-NÃO-TER). Para que possamos saber quando um argumento é válido ou inválido, SÃO ELES:                                                                                                           
1º Princípio da Identidade: um ser só é idêntico a ele mesmo.  Ex: Ninguém é idêntico a você (Maria). Faça outras comparações.                                                                    
2º Princípio da não-contradição: Nenhum ser pode ser e não ser nas mesmas condições. Quando afirmamos alguma coisa sobre um ser, não podemos mais negar essa característica. Ex: Se afirmar que o Lápis é preto, ele pode ser tudo e até ter outras cores, mas não pode mais dizer que ele não é preto. Para não haver contradição.                                                                                                             
3º Princípio do Terceiro excluído :  só podemos afirmar para cada ser o que ele é e o que ele não é. Sim, sim. Não, não. Não tem outra saída. Ou o ser é ou ele não é. Ex: Se o lápis é preto, então, ele não é amarelo, não é branco, Não é vermelho. A terceira possibilidade está excluída. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário